terça-feira, 14 de junho de 2011

ETA CUMADI!
Esse arraia ta bão demais
Tem arroiz doce, canjica, pamonha, bolos de milho, macaxeira e de pamonha,tem bróas, vatapá pinhão e muitas outras guloseimas...
Vo pula até cançá...

Algumas Curiosidades..

Jogos de Terreiro.
Além da música típica e guloseimas, o São João tem jogos para divertir o público. 

Conheça os principais.

Pau-de-sebo
Brincadeira que anima as festas juninas, principalmente a festa em homenagem a São Pedro no Sudeste, e também está presente nas festas natalinas, no Nordeste. O pau-de-sebo é um mastro (não confundir com o mastro dos santos juninos) de madeira envernizada com aproximadamente cinco metros de altura. É cuidadosamente preparado: tiram-se todos os nódulos da madeira, que depois é lixada, e passa-se sebo de boi ou cera. O pau-de-sebo é então solidamente plantado no chão e muitas vezes recebe, no topo, um triângulo de madeira ao qual se amarra dinheiro (uma cédula de valor alto ou um depósito repleto de dinheiro). 

A brincadeira consiste em, abraçado ao pau-de-sebo, tentar subir e alcançar o prêmio. Como o mastro foi revestido com cera, dificilmente os que participam da brincadeira conseguem subir até seu topo, Escorregam até perto do chão e voltam a insistir várias vezes, até desistir ou atingir o alvo, quando recebem palmas e vivas das pessoas que estão assistindo.

Catar Amendoim
Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoins colocados à sua frente, a uma certa distância, e levá-los para seu lugar, junto à linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro reúne cinco grãos.

Corrida de funis
Introduzir dois funis numa corda, com a parte mais estreita voltada para um laço feito no centro. Os jogadores terão de, apenas soprando, levar os funis até o laço.

Corrida do Saci
Riscar no chão duas linhas paralelas, sendo uma a de chegada. Ao sinal combinado, as crianças saem pulando num pé só em direção à linha de chegada.

Corrida de Sacos
Semelhante à corrida do Saci, cada jogador faz o percurso com o corpo enfiado num saco bem preso à cintura.

Corrida de Três pés
Cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada.

Ovo na Colher
Cada participante corre equilibrando um ovo cozido (ou tomate ou batata) numa colher.

Simpatias Juninas

Quantos anos faltam para o casamento?
Na véspera de Santo Antônio, passe sobre a fogueira um copo virgem com água. Amarre uma aliança que pertença a uma mulher casada em um fio do seu cabelo. Pendure-a sobre a beira do copo e reze uma “Ave Maria”. A quantidade de vezes que o anel bater nas paredes do copo corresponderá aos anos que faltam para o seu casamento.

Para manter a chama da paixão
Tome banhos caprichados e depois sempre passe seu perfume preferido pelo corpo formando uma cruz. O movimento deve ir da base do pescoço até o umbigo e abaixo do peito, da esquerda para a direita. A paixão se manterá acesa por muito tempo!

Saiba com que letra começa o nome do nome do seu futuro marido 
Crave uma faca virgem em uma bananeira na noite de São João, do dia 23 para o dia 24 de junho e volte pra casa sem olhar para trás. Ao amanhecer, aparecerá na lâmina a letra inicial do nome da pessoa com quem você irá se casar. Caso a lâmina esteja limpa não vai haver casamento.

Para confirmar o casamento
Se você quer saber se o seu casamento sai ou não sai, coloque duas agulhas dentro de um prato com água, à meia-noite do dia 12 para o dia 13 de junho, véspera de Santo Antônio. Caso elas amanheçam juntas, é casamento na certa.

Para arrumar um casamento depois dos 40
Você deverá assistir a sete missas consecutivas no horário das sete horas da manhã, sempre aos domingos, em uma igreja de Santo Antônio. Cada missa você deverá oferecer à Virgem Maria, mãe de Jesus, esposa de José. Ao término da última missa, você deve acender sete velas brancas aos pés de uma imagem de Santo Antônio e mentalizar o seu desejo de casar.

Descubra qual é o melhor pretendente
Escreva os nomes dos seus pretendentes em pedacinhos de papel brancos e coloque-os dentro de uma bacia virgem com água. Ao amanhecer, o papel que estiver aberto indicará o nome do melhor pretendente para você se casar.

Veja o rosto do seu futuro marido
Coloque um papel branco por cima da fogueira de São João, sem deixar queimar. Reze uma "Salve Rainha", enquanto gira o papel sobre o fogo. A fumaça irá formar um desenho semelhante ao rosto do homem da sua vida.

Descubra se você vai se casar com um jovem ou com um coroa 
Passe um talo de manjericão na fogueira e jogue-o em cima de um telhado. Na manhã seguinte verifique se o manjericão ainda está verde. Se ele mantiver a cor, você casará com um moço. Caso já esteja murcho, o casamento será com um coroa.

Um comentário:

  1. Que lindo relembrar, voltei ao passado nas lembranças, no quintal enorme de casa e a nossa ansiedade para pular a fogueira, as brincadeiras, comer as gostosuras e curtir um São João delicioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...