quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Panetone Uruguaio

ESPECIAL DE NATAL E ANO NOVO 

ESSE PANETONE URUGUAIO NATALINO DIVINO FOI POSTADO PELA 
NOSSA AMIGA COLABORADORA 
ANITA


01 kg de trigo tipo especial
02 colheres de sopa de fermento biológico ou 100g de fermento fresco
120ml de água morna
150g de margarina de boa qualidade (alta % de lipídios)
01 colher de sopa de banha (15g) (não usei)
01 xícara de açúcar (180g)
04 ovos médios
01 colher de sopa de mel
120ml de leite quente
03 colheres de sopa de conhaque (45ml)
01 colher de sopa de essência de baunilha ou de panetone (15ml)
300g de frutas cristalizadas
200g de passas escuras
Noz moscada (opcional)

Coloque em um recipiente a água morna e o fermento seco (caso use o fresco, use direto na mistura de trigo). Junte com uma colher de sopa de açúcar, misture e deixe crescer, por uns 10 minutos.
Enquanto isto, em outro recipiente coloque o trigo (não todo), com o restante dos ingredientes misture e em seguida coloque o fermento reservado. A massa é mais pra mole. Sove ela bem, ela será grudenta em sua mão, coloque trigo apenas para secá-la e poder moldar uma bola. Coloque em um recipiente, cubra com um plástico, e deixe dobrar de volume.
Depois de crescida, abra a massa coloque as frutas e as uvas, sove bem para que agregue as frutas (pode ser necessário um pouco de óleo na bancada para não grudar. Não use trigo!), divida a massa partes iguais e coloque-as em formas própria para panetone untadas com manteiga e deixar crescer novamente.
Depois de crescido, quando faltar mais ou menos um dedo para chegar à borda da forma, faça um corte em cruz e deixe terminar de crescer até a borda. Coloque uma colher de chá de manteiga sobre o panetone.
Leve para assar por mais ou menos 50 min (depende de cada forno),em forno pré-aquecido a 180º. Para verificar se está assado, coloque um espeto ou uma faca, se sair limpo está pronto. Depois de retirar do forno, besunte com manteiga o panetone, para amaciar a casca. Deixe esfriar fora da forma, sobre uma grelha.

RENDIMENTO: 05 panetones de ½ kg
Por esse blog nós assinamos em baixo: Passe lá Receitas Uruguai Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...