quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESPECIAL DE NATAL E ANO NOVO (Panetone Madalena Saifi)

ESPECIAL DE NATAL E ANO NOVO

ESSE PANETONE DIVINO FOI POSTADOA PELA 
NOSSA AMIGA COLABORADORA 
GRAZY


Essa receita excelente foi minha amiga Nicole quem postou no forum. Ela postou exatamente como estar aqui pra vocês. Madalena Saifi, do Cybercook quem deu. Muito simples para fazer e  é realmente muito bom! A receita está como a Madalena escreveu, o que fiz está em cor de laranja entre parênteses.

Panetone Madalena Saifi 
Ingredientes
3 tabletes de fermento biológico (50g)
2 xícaras de leite morno
1 colher de (sopa) + 200g de açúcar
1 e 1/2xic de farinha de trigo ( + 1kg e 2 xícaras mais ou menos)4 ovos inteiros batidos levemente
100grs de banha (3 colheres das de sopa; pode ser banha de pacote)
100grs de manteiga ou margarina (1 tablete) (Usei ½ tablete de manteiga sem sal)
1 colherinha (chá) de sal
1 cálice de bebida (opcional) (Usei vinho do porto)Essência de panetone ou rum ou laranja a gosto (Não usei)
Frutas: passas, ameixas, tâmaras,damascos, frutas cristalizadas;
frutas em calda (figos, doce de laranja azeda, cerejas ) e ainda nozes, castanhas do Pará ou outro tipo de castanha, todas bem picadinhas.

1. De véspera coloque numa bebida (licor, Martini, cinzano, vinho branco, calda de cereja ou o que tiver disponível) as frutas secas ou cristalizadas.  (Deixei de molho 4 hs)
Quando for fazer o panetone, coloco numa peneira para escorrer bem (se preferir pode preparar com antecedência e congelar).
2. Numa bacia grande, dissolva o fermento em 1 xícara de leite e misture bem 1 colher (sopa) de açúcar e 1,5 xícara de farinha de trigo. Fica uma massa bem mole. Cubra e deixe crescer. (30 minutos)3. Quando estiver bem espumoso, misture os ovos, o resto do leite, a banha, a manteiga, o sal, o restante do açúcar, 1 xícara de farinha, 1 cálice de bebida alcoólica (rum, whisky, licor de laranja, vinho branco, vinho do porto ou outra) e a essência. ( Juntei em separado os líquidos, e em outra vasilha os secos, só então misturei tudo)
4. Vá amassando e colocando farinha até ficar uma massa mole, mas que desgrude das mãos.
5. Junte todas as frutas (eu coloco à vontade). Para colocar as frutas abra bem a massa, jogar as frutas por cima e vá enrolando e ao mesmo tempo apertando para não ficar como rocambole. Como as frutas estão úmidas vai ficar um pouco grudenta, mas é assim mesmo. ( Fui enfarinhando a mesa e as mãos para trabalhar a massa)6. Deixe a massa crescer bem até dobrar de tamanho. (1 hora)
7. Divida a massa em 4 porções e coloque cada porção em uma forma de papel com capacidade para 500g, untada com margarina e ponha-as em uma assadeira. (Derreti um pouco de manteiga e untei com pincel)8. Cubra os panetones com um pano e deixe crescer novamente, até encher as formas. (20 minutos + 20 minutos de pré-aquecimento do forno)9. Quando estiver bem crescido, leve ao forno quente (200graus) e depois abaixe para médio. (180°C) Se estiver corando muito rápido em cima, cubra com papel alumínio. (Cobri após 30 minutos) Deixe ir assando devagar senão fica cru por dentro e torrado por fora.
10. Quando perceber que já está assado, passe uma calda rala de açúcar por cima e volte ao forno para secar. Se preferir, antes de levar ao forno pode pincelar com gema e depois passar a calda rala só para dar brilho. ( Levou 50 minutos para assar no total, mais 5 minutos para secar a calda. Não usei gema)11. Dá para saber quando o panetone está assado pelo peso da forma, uma vez que o panetone fica bem mais leve depois de assado.
12. Assim que tirar o panetone do forno, coloque-o sobre uma grade, para ventilar por baixo e cubra-os com um pano, para ficarem mais macios. Só embale quando estiver completamente frio.
Diz a Madalena:-
"Esta receita está comigo há uns 35 anos... Era a receita da minha mãe, da minha tia, da minha sogra e acho que toda a cidade, pois morávamos em uma cidade pequena. Nunca mudei de receita. Vejo milhares na TV, mas continuo com a minha. Quem quiser experimentar... fica muito macia e saborosa. Pode acrescentar anti-mofo, conserva mais. Eu coloquei, não tenho colocado mais, pois não dá tempo de mofar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...